Exercício 1: Dobraduras

Na primeira aula de maquetes do semestre tivemos primeiramente uma introdução e apresentação do conteúdo. A professora e monitores nos mostraram diversos tipos de maquetes, que executam papéis distintos em cada etapa do projeto.
Na segunda etapa da aula, partimos para uma atividade prática: dobraduras. As dobraduras foram feitas em papel sulfite cortados em quadrado, seguindo o modelo do seguinte tutorial: http://www.dezeenscreen.com/category/folding-techniques/. Na primeira dobradura, dobramos o papel pela metade, repetindo essa operação até obter 8 divisões. Depois foram dobradas diversas diagonais, na direção inversa, até obtermos triângulos isósceles iguais em todo o papel. O resultado foi interessante: uma estrutura bem diferente, formada por triângulos, que poderia ser uma simulação de uma galeria, edifício, etc. Utilizando a escala humana, imaginei a minha estrutura como sendo um centro de convenções ou exposições. Consegui realizar a tarefa sem grandes dificuldades.
Já na segunda dobradura encontrei mais dificuldade, pois o papel não estava quadrado e eu não consertei. Tivemos que dobrar o quadrado na diagonal, para os dois lados, e depois levar uma das pontas em direção ao ângulo de 90º, e repetir esse procedimento 3 vezes, dobrando sempre para os dois lados. O resultado foi uma estrutura triangular com vales e montanhas. Utilizando a escala humana, imaginei minha estrutura como sendo a fachada de uma grande catedral, porém, confesso que achei mais difícil de interpretar essa dobradura, pois sua forma é bem diferente da usual.
Achei bom o material utilizado, entretanto, gostaria de fazer de novo com um papel mais espesso, para obter uma estrutura mais estável. Apesar disso, achei a atividade divertida e interessante, pelo fato de termos utilizado um material do nosso dia a dia e termos feito algo que pode ser considerado uma maquete.

0 comentários:

Postar um comentário