Exercício 4: Espaço, Corte e Luz (continuação)

Continuando o exercício de exploração da luz através do corte, desenvolvi mais alguns modelos na caixa de sapato.

No primeiro exemplo, fiz pequenas aberturas na parte superior da caixa e deixei um vão entre a parede dos fundos e o piso do segundo andar, com o objetivo de que a luz passe para o primeiro pavimento.


 Quando coloquei imagens (como se fossem quadros de um museu), percebi que a luz não estava realçando os objetos da forma que eu gostaria.




Para conseguir o efeito desejado, troquei a cobertura por uma com uma abertura maior, em forma de retângulo.


Ainda assim, os quadros não estavam recebendo a quantidade de luz necessária. Através de uma plaquinha de pluma, direcionei a luz na direção das imagens.


Comparação:



 Percebe-se que nas fotos anteriores, o primeiro pavimento não está recebendo luz, mesmo com o vão deixado entre piso e parede. Nas fotos seguintes aumentei um pouco o vão.

Foto sem a placa de direcionamento da luz:

Com placa de direcionamento de luz:


Comparação:



Conclusão do exercício: a utilização da placa como estratégia para direcionar a luz funcionou muito, foi bom fazer a experiência e com certeza utilizarei essa técnica de novo para outros exercícios.


Também fiz a maquete do desenho postado anteriormente na direção retrato:



o resultado foi uma iluminação difusa:


material: papel manteiga, pluma.


Experiência com as estações do ano e os horários do dia:

As estações do ano usadas foram o verão e as meias estações (outono/primavera).


MANHÃ (7:00)

verão

meia estação


MANHÃ (10:00)

verão



meia estação

MEIO DIA

verão

meia estação

TARDE (15:00)

verão


meia estação

material:

-pluma;
-papel celofane;
-copinhos plásticos;
-alfinetes;
-papel colorido;
-papelão.



0 comentários:

Postar um comentário